quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Correção exercícios de revisão para a PO

Prezados alunos dos 9ºs anos B, C, D e E,

Conforme combinado, segue a correção das questões relacionadas às Or. Sub. Adjetivas e Adverbiais.


1)    Explique a diferença de sentido entre os pares de palavras a seguir.

a)    I. O homem que vinha a cavalo caiu.

II. O homem, que vinha a cavalo, caiu.
O primeiro período, por ser uma oração subord. adjetiva RESTRITIVA, refere-se ao nome que retoma (homem) de maneira limitada, restrita: exprime a ideia de que no trajeto havia apenas um homem, que, por sua vez,  estava a cavalo e acabou caindo. Já o segundo período, por ser uma oração subord. adj. EXPLICATIVA, refere-se de maneira global ao nome que retoma (homem): logo, apresenta o sentido de que no caminho, havia mais de um homem e que, dentre eles havia um que estava a cavalo e acabou caindo.

b)    I. Os problemas que se referem à sociedade serão debatidos.

II. Os problemas, que se referem à sociedade, serão debatidos.
O primeiro período, por ser uma oração subord. adjetiva RESTRITIVA, refere-se ao nome que retoma (problemas) de maneira limitada, restrita: há em pauta diferentes problemas; contudo, serão debatido somente os que concernem à sociedade. Já o segundo período, por ser uma oração subord. adj. EXPLICATIVA, refere-se de maneira global ao nome que retoma (problemas): logo, apresenta o sentido de que todos os problemas em pauta referem-se à sociedade e os mesmos serão debatidos.
1)    As orações grifadas a seguir são todas subordinadas adverbiais. Classifique-as:


causal

condicional

concessiva (oposição)

consecutiva (consequência)

proporcional

comparativa

temporal

conformativa

final (objetivo, finalidade)


a)    Lerei este romance, uma vez que ele representa os dramas da vida. (CAUSAL)

b)    Embora a polícia vigiasse, o tráfico passou a fronteira. (CONCESSIVA)

c)    Tudo transcorreu bem, segundo haviam sido as previsões. (CONFORMATIVA)

d)    À medida que o tempo passa, as nossas desilusões desaparecem.(PROPORCIONAL)

e)    Os indiferentes são piores (do) que os maus. (COMPARATIVA)

f)     Contanto que o trabalho avance, podemos conversar. (CONDICIONAL)

g)    “Pobre, quando tira as mãos do bolso, só tira os cinco dedos.” (Barão de Itararé) (TEMPORAL)

h)    Tal era seu pavor, que fugia da própria sombra. (CONSECUTIVA)

i)      Mesmo que fosse muito abastado, não deixava de ajudar os pobres. (CONCESSIVA)


j)      Para teres um futuro promissor, viva o presente com ardor. (FINAL)

Lembrem-se de que há mais conteúdo a estudar para a Prova Oficial. Vejam:
  • Uso correto dos PRONOMES RELATIVOS;
  • Conjunções Subordinativas como elementos de coesão e coerência textual,
  • E-mail, charge e editorial.
Um abraço e bom estudo a todos!
Profª Maria Aparecida T. Spagliare

3 comentários:

  1. Sora tem como por uns sites que nos ajudem a estudar?

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  2. Olá Profª Maria Aparecida, sou mãe do seu aluno do 9D, parabéns pela iniciativa, funciona muito bem esse método, um ótimo material de apoio para o aluno...Obrigado










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  3. Professora, tem como você por aqui no blog as regras de concordância verbal e nominal?

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